Apresentação

  
      Espaço criado para divulgar ideias e materiais que incentivem a formação do leitor, através da motivação para a leitura e principalmente pelo contato e manipulação de obras literárias.
      Somos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto e, através deste espaço, buscamos divulgar, além da atividade final realizada na disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II, materiais que julgamos relevantes para o incentivo à formação de leitores. Neste sentido, destacamos como positiva a iniciativa da professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, que ao propor-nos uma atividade instigante e desafiadora, exigiu pesquisas, reflexões e construções. Desse modo, agradecemos a professora e as nossas tutoras Ana Leila, Sandra e Narita pelo apoio durante a realização da atividade.
     Como estudantes de Pedagogia, destacamos a importância da presença da Literatura no ambiente escolar, ressaltando que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo.
     Também enfatizamos que a realização de projetos que incentivem o contato com obras literárias desde as séries iniciais da Educação Básica e principalmente a utilização da Literatura como fruição e apreciação estética pode contribuir decisivamente para a formação de leitores. Desse modo, apresentamos o projeto “Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar”, como uma proposta para incentivar os estudantes a apreciarem a leitura pelo prazer de ler. 
      
       Sejam bem-vindos ao nosso espaço! Comentem, deixem sugestões...

Marcador de página de dobradura





       A atividade apresentada aqui foi um dos meios que nossa equipe encontrou para divulgar o blog “Ler e Encantar” para os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto e tutores presenciais, no Pólo de Apoio Presencial de Araguari – MG, entre outros interessados.
      Este marcador de página pode ser feito em papel ou tecido. Se for fazê-lo em tecido é necessário engomar primeiro.
      Optamos em fazê-lo com papel fantasia.

Veja como fazer no passo a passo a seguir:

                                                                                










Pegue uma folha de papel e faça quadrados de 10 x10 cm





















Dobre o quadrado na diagonal, formando um triângulo, com a parte colorida para fora.








Desdobre, faça o mesmo com a outra diagonal e desdobre novamente. Você vai ficar com duas marcas.




Marque bem a dobra e desdobre em seguida.


Junte as pontas para formar dois triângulos.
Passe a mão para achatar o triângulo formado.


















Dobre a ponta da base do triângulo até a ponta de cima, como na figura.





















Repita com a outra ponta




Desdobre


















Agora, dobre as pontas do triângulo até a marca feita no passo anterior.























Faça o mesmo do outro lado





















Pronto! Agora é só encaixar seu marca páginas!














É uma ótima opção para divulgar títulos de livros, dar como lembrança do Dia do Livro ou apenas enfeitar trabalhos e porta retrato.