Apresentação
Espaço criado para divulgar ideias e materiais que incentivem a formação do leitor, através da motivação para a leitura e principalmente pelo contato e manipulação de obras literárias.
Somos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto e, através deste espaço, buscamos divulgar, além da atividade final realizada na disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II, materiais que julgamos relevantes para o incentivo à formação de leitores. Neste sentido, destacamos como positiva a iniciativa da professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, que ao propor-nos uma atividade instigante e desafiadora, exigiu pesquisas, reflexões e construções. Desse modo, agradecemos a professora e as nossas tutoras Ana Leila, Sandra e Narita pelo apoio durante a realização da atividade.Como estudantes de Pedagogia, destacamos a importância da presença da Literatura no ambiente escolar, ressaltando que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo.Também enfatizamos que a realização de projetos que incentivem o contato com obras literárias desde as séries iniciais da Educação Básica e principalmente a utilização da Literatura como fruição e apreciação estética pode contribuir decisivamente para a formação de leitores. Desse modo, apresentamos o projeto “Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar”, como uma proposta para incentivar os estudantes a apreciarem a leitura pelo prazer de ler.
Sejam bem-vindos ao nosso espaço! Comentem, deixem sugestões...
Projeto Literatura infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar
Posted by Evanice in on 11/07/2012
Possibilitar aos estudantes uma aprendizagem significativa tem sido uma preocupação constante de estudiosos como Magda Soares, Telma Weisz, Ângela Kleiman, Paulo Freire, entre outros. Esses educadores destacam a importância da leitura para a construção da cidadania, sendo a escola “agência de letramento” (SILVA e MARTINS, 2010), considerada o espaço essencial para o desenvolvimento e formação do leitor. Segundo Freire (1996), mais que decodificar palavras e memorizar grandes obras, a escola necessita promover e valorizar a leitura interativa, incentivando os estudantes ao debate, ao engajamento político e social, tornando a leitura uma prática prazerosa e necessária, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, independente e criativo.
Projeto Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar
1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto de trabalho: Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar
Cursistas: Evanice Urbano da Silva; Marinalva Borba de Sousa; Viviane da Silva Pereira Máximo e Viviane Marques de Oliveira.
Série/ciclo: 3º ano
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Considerando que os estudantes estão inseridos numa sociedade onde circulam diferentes gêneros textuais, é função da escola prepara-los para ler, produzir e interpretar as informações presentes nesses textos. Contudo, a leitura não pode ser encarada apenas em seu caráter funcional e utilitário, uma vez que a literatura pode ser uma fonte de descoberta e colaboração para a construção da identidade, além de colocar em evidência questões e conflitos que permeiam o universo infantil. Como as obras literárias nem sempre estão acessíveis à maioria da população, que somente encontra oportunidades de conhecê-las no ambiente escolar, é fundamental a mediação do professor no sentido de oferecer textos literários que contribuam para a formação do leitor e estimulem a prática da leitura como fruição e aprimoramento da sensibilidade estética. Oliveira (2010) defende a importância de se trabalhar a Literatura na escola de forma integral, ou seja, explorando todas as possibilidades de interpretação e de estética sugeridas pelos textos literários, tornando os estudantes bons leitores, como também, apreciadores, a fim de que as aulas de Literatura, além da construção de conhecimentos, contribuam para estimular a criatividade e despertar emoções.
Por meio da experiência de observação do cotidiano escolar propiciado pela realização das disciplinas de Estágio I e II de modo sistematizado e indissociável da teoria estudada no decorrer do curso de Pedagogia e das reflexões sobre as especificidades da prática pedagógica e seus impactos no desenvolvimento dos estudantes, foi possível perceber que, embora mencionada no Projeto Político Pedagógico da maioria das escolas, a Literatura infantil como fruição nem sempre encontra espaço na sala de aula, privando os estudantes de ampliarem a sua aptidão como leitor.
3. JUSTIFICATIVA
A importância da Literatura no cotidiano escolar está presente nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e faz parte dos diversos materiais divulgados pelo Ministério da Educação como o GESTAR – Língua Portuguesa, Coleção Explorando o Ensino – Língua Portuguesa e Literatura Infantil, entre outros. Entretanto, a prática educativa nem sempre contempla o uso da Literatura como fruição, tendendo a priorizar o uso da leitura em seu sentido utilitário, muitas vezes descontextualizado e sem nenhuma motivação que incentive a formação do leitor crítico e autônomo.
Por considerar que “na escola, quem propõe a fantasia, quem estimula a imaginação da criança, é o professor, quando faz boas mediações, oferecendo textos literários com qualidade” (OLIVEIRA, 2010), reconhecemos que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo.
4. OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos estudantes o contato, apreciação e manipulação de obras literárias, visando o despertar do gosto pela leitura e a formação de leitores críticos e autônomos.
4.1 Objetivos específicos
• Despertar o gosto pela leitura, vislumbrando a obra literária em seu sentido estético, a fim de contribuir para a formação de leitores;
• Propiciar um momento de reflexão a partir das estratégias utilizadas por personagens perante situações conflituosas;
• Utilizar a apreciação estética literária para contribuir com a construção positiva da identidade dos estudantes, além de estimular a construção do respeito à diversidade e da autoestima
• Estimular a prática docente voltada para a utilização da Literatura infantil no espaço escolar, de modo que haja cotidianamente o incentivo à formação de leitores.
Por meio da experiência de observação do cotidiano escolar propiciado pela realização das disciplinas de Estágio I e II de modo sistematizado e indissociável da teoria estudada no decorrer do curso de Pedagogia e das reflexões sobre as especificidades da prática pedagógica e seus impactos no desenvolvimento dos estudantes, foi possível perceber que, embora mencionada no Projeto Político Pedagógico da maioria das escolas, a Literatura infantil como fruição nem sempre encontra espaço na sala de aula, privando os estudantes de ampliarem a sua aptidão como leitor.
3. JUSTIFICATIVA
A importância da Literatura no cotidiano escolar está presente nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e faz parte dos diversos materiais divulgados pelo Ministério da Educação como o GESTAR – Língua Portuguesa, Coleção Explorando o Ensino – Língua Portuguesa e Literatura Infantil, entre outros. Entretanto, a prática educativa nem sempre contempla o uso da Literatura como fruição, tendendo a priorizar o uso da leitura em seu sentido utilitário, muitas vezes descontextualizado e sem nenhuma motivação que incentive a formação do leitor crítico e autônomo.
Por considerar que “na escola, quem propõe a fantasia, quem estimula a imaginação da criança, é o professor, quando faz boas mediações, oferecendo textos literários com qualidade” (OLIVEIRA, 2010), reconhecemos que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo.
4. OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos estudantes o contato, apreciação e manipulação de obras literárias, visando o despertar do gosto pela leitura e a formação de leitores críticos e autônomos.
4.1 Objetivos específicos
• Despertar o gosto pela leitura, vislumbrando a obra literária em seu sentido estético, a fim de contribuir para a formação de leitores;
• Propiciar um momento de reflexão a partir das estratégias utilizadas por personagens perante situações conflituosas;
• Utilizar a apreciação estética literária para contribuir com a construção positiva da identidade dos estudantes, além de estimular a construção do respeito à diversidade e da autoestima
• Estimular a prática docente voltada para a utilização da Literatura infantil no espaço escolar, de modo que haja cotidianamente o incentivo à formação de leitores.
5. DESENVOLVIMENTO
Estimulando a participação ativa dos estudantes, o projeto prevê as seguintes etapas e metodologias:
• Apresentação, discussão e reformulação do projeto, através da reunião com os alunos em semicírculo e da leitura e explicação da síntese do projeto;
• Seleção coletiva das obras, através de um círculo de leitura;
• Construção do Cantinho da Leitura, onde serão expostas as obras não selecionadas para o projeto;
• Preparação do ambiente motivador para a leitura, buscando surpreender e cativar os estudantes para o universo mágico da literatura;
• Utilizar diferentes estratégias para a leitura e apreciação das obras, que serão sempre acompanhadas pelo professor;
• Propor a discussão e releitura da história, com a produção de textos, desenhos, confecção de painéis, encenação, etc;
• Produção de um portifólio e postagem no blog para o acompanhamento do projeto;
• Autoavaliação do projeto e dos participantes;
• Apresentação dos trabalhos desenvolvidos para toda a escola.
6. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
A proposta do projeto “Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar” tem como objetivo principal a contribuição para a formação de leitores, desse modo, é essencial avaliar o alcance desse objetivo, através da observação quanto ao envolvimento e participação dos estudantes, não só pelas atividades propostas, mas pela sugestão de leituras espontâneas das obras disponíveis no Cantinho da Leitura.
Espera-se que, além de participar da leitura selecionada, que os estudantes sintam-se motivados e tenham a iniciativa de apreciar outros títulos.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador de leituras literárias. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).
MARTINS, Aracy Alves. GOMES, Nilma Lino. Literatura infantil/juvenil e diversidade: a produção literária atual. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. (Coleção Explorando o Ensino); v. 20.
SILVA, Márcia Cabral da. MARTINS, Milena Ribeiro. Experiências de leitura no contexto escolar. . Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).