Apresentação

  
      Espaço criado para divulgar ideias e materiais que incentivem a formação do leitor, através da motivação para a leitura e principalmente pelo contato e manipulação de obras literárias.
      Somos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto e, através deste espaço, buscamos divulgar, além da atividade final realizada na disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II, materiais que julgamos relevantes para o incentivo à formação de leitores. Neste sentido, destacamos como positiva a iniciativa da professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, que ao propor-nos uma atividade instigante e desafiadora, exigiu pesquisas, reflexões e construções. Desse modo, agradecemos a professora e as nossas tutoras Ana Leila, Sandra e Narita pelo apoio durante a realização da atividade.
     Como estudantes de Pedagogia, destacamos a importância da presença da Literatura no ambiente escolar, ressaltando que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo.
     Também enfatizamos que a realização de projetos que incentivem o contato com obras literárias desde as séries iniciais da Educação Básica e principalmente a utilização da Literatura como fruição e apreciação estética pode contribuir decisivamente para a formação de leitores. Desse modo, apresentamos o projeto “Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar”, como uma proposta para incentivar os estudantes a apreciarem a leitura pelo prazer de ler. 
      
       Sejam bem-vindos ao nosso espaço! Comentem, deixem sugestões...

Projeto Literatura infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar

 
Introdução  

     Possibilitar aos estudantes uma aprendizagem significativa tem sido uma preocupação constante de estudiosos como Magda Soares, Telma Weisz, Ângela Kleiman, Paulo Freire, entre outros. Esses educadores destacam a importância da leitura para a construção da cidadania, sendo a escola “agência de letramento” (SILVA e MARTINS, 2010), considerada o espaço essencial para o desenvolvimento e formação do leitor. Segundo Freire (1996), mais que decodificar palavras e memorizar grandes obras, a escola necessita promover e valorizar a leitura interativa, incentivando os estudantes ao debate, ao engajamento político e social, tornando a leitura uma prática prazerosa e necessária, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, independente e criativo.
     

Projeto Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar

1. IDENTIFICAÇÃO
 

Projeto de trabalho: Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar
Cursistas: Evanice Urbano da Silva; Marinalva Borba de Sousa; Viviane da Silva Pereira Máximo e Viviane Marques de Oliveira.                                 
Série/ciclo: 3º ano                                                        


2. PROBLEMATIZAÇÃO      
       Considerando que os estudantes estão inseridos numa sociedade onde circulam diferentes gêneros textuais, é função da escola prepara-los para ler, produzir e interpretar as informações presentes nesses textos. Contudo, a leitura não pode ser encarada apenas em seu caráter funcional e utilitário, uma vez que a literatura pode ser uma fonte de descoberta e colaboração para a construção da identidade, além de colocar em evidência questões e conflitos que permeiam o universo infantil. Como as obras literárias nem sempre estão acessíveis à maioria da população, que somente encontra oportunidades de conhecê-las no ambiente escolar, é fundamental a mediação do professor no sentido de oferecer textos literários que contribuam para a formação do leitor e estimulem a prática da leitura como fruição e aprimoramento da sensibilidade estética. Oliveira (2010) defende a importância de se trabalhar a Literatura na escola de forma integral, ou seja, explorando todas as possibilidades de interpretação e de estética sugeridas pelos textos literários, tornando os estudantes bons leitores, como também, apreciadores, a fim de que as aulas de Literatura, além da construção de conhecimentos, contribuam para estimular a criatividade e despertar emoções. 
      Por meio da experiência de observação do cotidiano escolar propiciado pela realização das disciplinas de Estágio I e II de modo sistematizado e indissociável da teoria estudada no decorrer do curso de Pedagogia e das reflexões sobre as especificidades da prática pedagógica e seus impactos no desenvolvimento dos estudantes, foi possível perceber que, embora mencionada no Projeto Político Pedagógico da maioria das escolas, a Literatura infantil como fruição nem sempre encontra espaço na sala de aula, privando os estudantes de ampliarem a sua aptidão como leitor.

3. JUSTIFICATIVA
       A importância da Literatura no cotidiano escolar está presente nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e faz parte dos diversos materiais divulgados pelo Ministério da Educação como o GESTAR – Língua Portuguesa, Coleção Explorando o Ensino – Língua Portuguesa e Literatura Infantil, entre outros. Entretanto, a prática educativa nem sempre contempla o uso da Literatura como fruição, tendendo a priorizar o uso da leitura em seu sentido utilitário, muitas vezes descontextualizado e sem nenhuma motivação que incentive a formação do leitor crítico e autônomo. 

       Por considerar que “na escola, quem propõe a fantasia, quem estimula a imaginação da criança, é o professor, quando faz boas mediações, oferecendo textos literários com qualidade” (OLIVEIRA, 2010), reconhecemos que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo. 

4. OBJETIVO GERAL
        Oportunizar aos estudantes o contato, apreciação e manipulação de obras literárias, visando o despertar do gosto pela leitura e a formação de leitores críticos e autônomos.

4.1 Objetivos específicos
•    Despertar o gosto pela leitura, vislumbrando a obra literária em seu sentido estético, a fim de contribuir para a formação de leitores;
•    Propiciar um momento de reflexão a partir das estratégias utilizadas por personagens perante situações conflituosas;
•    Utilizar a apreciação estética literária para contribuir com a construção positiva da identidade dos estudantes, além de estimular a construção do respeito à diversidade e da autoestima
•    Estimular a prática docente voltada para a utilização da Literatura infantil no espaço escolar, de modo que haja cotidianamente o incentivo à formação de leitores.

5. DESENVOLVIMENTO
     Estimulando a participação ativa dos estudantes, o projeto prevê as seguintes etapas e metodologias:
•    Apresentação, discussão e reformulação do projeto, através da reunião com os alunos em semicírculo e da leitura e explicação da síntese do projeto;
•    Seleção coletiva das obras, através de um círculo de leitura;
•    Construção do Cantinho da Leitura, onde serão expostas as obras não selecionadas para o projeto;
•    Preparação do ambiente motivador para a leitura, buscando surpreender e cativar os estudantes para o universo mágico da literatura;
•    Utilizar diferentes estratégias para a leitura e apreciação das obras, que serão sempre acompanhadas pelo professor;
•    Propor a discussão e releitura da história, com a produção de textos, desenhos, confecção de painéis, encenação, etc;
•    Produção de um portifólio e postagem no blog para o acompanhamento do projeto;
•    Autoavaliação do projeto e dos participantes;
•    Apresentação dos trabalhos desenvolvidos para toda a escola.   


6. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS

        A proposta do projeto “Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar” tem como objetivo principal a contribuição para a formação de leitores, desse modo, é essencial avaliar o alcance desse objetivo, através da observação quanto ao envolvimento e participação dos estudantes, não só pelas atividades propostas, mas pela sugestão de leituras espontâneas das obras disponíveis no Cantinho da Leitura.
     Espera-se que, além de participar da leitura selecionada, que os estudantes sintam-se motivados e tenham a iniciativa de apreciar outros títulos. 


7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador de leituras literárias. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).
 

MARTINS, Aracy Alves. GOMES, Nilma Lino. Literatura infantil/juvenil e diversidade: a produção literária atual. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. (Coleção Explorando o Ensino); v. 20.
 

SILVA, Márcia Cabral da. MARTINS, Milena Ribeiro. Experiências de leitura no contexto escolar. . Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).