Apresentação

  
      Espaço criado para divulgar ideias e materiais que incentivem a formação do leitor, através da motivação para a leitura e principalmente pelo contato e manipulação de obras literárias.
      Somos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto e, através deste espaço, buscamos divulgar, além da atividade final realizada na disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II, materiais que julgamos relevantes para o incentivo à formação de leitores. Neste sentido, destacamos como positiva a iniciativa da professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, que ao propor-nos uma atividade instigante e desafiadora, exigiu pesquisas, reflexões e construções. Desse modo, agradecemos a professora e as nossas tutoras Ana Leila, Sandra e Narita pelo apoio durante a realização da atividade.
     Como estudantes de Pedagogia, destacamos a importância da presença da Literatura no ambiente escolar, ressaltando que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo.
     Também enfatizamos que a realização de projetos que incentivem o contato com obras literárias desde as séries iniciais da Educação Básica e principalmente a utilização da Literatura como fruição e apreciação estética pode contribuir decisivamente para a formação de leitores. Desse modo, apresentamos o projeto “Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar”, como uma proposta para incentivar os estudantes a apreciarem a leitura pelo prazer de ler. 
      
       Sejam bem-vindos ao nosso espaço! Comentem, deixem sugestões...

A Escola Plural


Ao contrário da perspectiva tradicional de educação que valoriza a memorização, a repetição, considerando o estudante como um mero objeto do conhecimento, os Referenciais Curriculares da Escola Plural buscam tornar a escola um lugar efetivo de produção de conhecimentos, valorizando seus diversos sujeitos (profissionais da educação, estudantes etc.), destacando e respeitando a diversidade sociocultural presente nesse espaço. Para viabilizar esses referenciais, é indispensável que o professor valorize as experiências sociais dos estudantes, desenvolvendo atividades pedagógicas que promovam o diálogo entre tais experiências e os conteúdos das diversas disciplinas, tornando-os significativos para os estudantes. Desse modo, ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor necessita considerar os seguintes aspectos: “as competências a priorizar, os processos pedagógicos a viabilizar, e os conteúdos disciplinares a serem selecionados” (Cadernos Escola Plural 3), concebendo o planejamento enquanto um documento flexível, ou seja, sujeito às mudanças, executando-o por meio de projetos de trabalho e de ações didáticas significativas, dinâmicas, que promovam o confronto entre os conhecimentos prévios e os conhecimentos que serão produzidos, estimulando à curiosidade, a pesquisa, a crítica, a revisão e progressão dos conteúdos, a utilização de várias linguagens, o desenvolvimento de atividades em equipe, o respeito pelas diferenças etc.

Bibliografia
BELO HORIZONTE (Município). Secretaria de Educação. Cadernos Escola Plural 3. Uma proposta Curricular para o 1º e 2º Ciclos de Formação. Belo Horizonte, Rede Municipal, s/d.