Apresentação
Espaço criado para divulgar ideias e materiais que incentivem a formação do leitor, através da motivação para a leitura e principalmente pelo contato e manipulação de obras literárias.
Somos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto e, através deste espaço, buscamos divulgar, além da atividade final realizada na disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II, materiais que julgamos relevantes para o incentivo à formação de leitores. Neste sentido, destacamos como positiva a iniciativa da professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, que ao propor-nos uma atividade instigante e desafiadora, exigiu pesquisas, reflexões e construções. Desse modo, agradecemos a professora e as nossas tutoras Ana Leila, Sandra e Narita pelo apoio durante a realização da atividade.Como estudantes de Pedagogia, destacamos a importância da presença da Literatura no ambiente escolar, ressaltando que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e promovam a reflexão acerca dos temas conflitantes que permeiam o cotidiano, como a construção da identidade e o respeito ao multiculturalismo.Também enfatizamos que a realização de projetos que incentivem o contato com obras literárias desde as séries iniciais da Educação Básica e principalmente a utilização da Literatura como fruição e apreciação estética pode contribuir decisivamente para a formação de leitores. Desse modo, apresentamos o projeto “Literatura Infantil: a arte de ler e encantar no espaço escolar”, como uma proposta para incentivar os estudantes a apreciarem a leitura pelo prazer de ler.
Sejam bem-vindos ao nosso espaço! Comentem, deixem sugestões...
A Escola Plural
Posted by Evanice in on 11/07/2012
Ao contrário da
perspectiva tradicional de educação que valoriza a memorização, a repetição,
considerando o estudante como um mero objeto do conhecimento, os Referenciais
Curriculares da Escola Plural buscam tornar a escola um lugar efetivo de
produção de conhecimentos, valorizando seus diversos sujeitos (profissionais da
educação, estudantes etc.), destacando e respeitando a diversidade
sociocultural presente nesse espaço. Para viabilizar esses referenciais, é
indispensável que o professor valorize as experiências sociais dos estudantes,
desenvolvendo atividades pedagógicas que promovam o diálogo entre tais
experiências e os conteúdos das diversas disciplinas, tornando-os
significativos para os estudantes. Desse modo, ao elaborar seu planejamento de
ensino, o professor necessita considerar os seguintes aspectos: “as
competências a priorizar, os processos pedagógicos a viabilizar, e os conteúdos
disciplinares a serem selecionados” (Cadernos Escola Plural 3), concebendo o
planejamento enquanto um documento flexível, ou seja, sujeito às mudanças,
executando-o por meio de projetos de trabalho e de ações didáticas
significativas, dinâmicas, que promovam o confronto entre os conhecimentos
prévios e os conhecimentos que serão produzidos, estimulando à curiosidade, a
pesquisa, a crítica, a revisão e progressão dos conteúdos, a utilização de
várias linguagens, o desenvolvimento de atividades em equipe, o respeito pelas
diferenças etc.
Bibliografia
BELO
HORIZONTE (Município). Secretaria de Educação. Cadernos Escola Plural 3. Uma proposta Curricular para o 1º e 2º
Ciclos de Formação. Belo Horizonte, Rede Municipal, s/d.